Criar um Site Grátis Fantástico
GRUPOS DE PESQUISA

 

O Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades (OBSERVARE) é um Grupo de Pesquisa/CNPq criado em 2015 no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (PPGCIR/UFS). A partir de um cenário favorável de desafios e oportunidades, os pesquisadores do referido Programa anseiam amplificar os impactos das ações de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, conduzindo o GP à condição de centro de referência nas investigações sobre o campo religioso, especialmente com conexões na América do Sul, e em um segundo momento, com a Europa. Este projeto busca viabilizar um conjunto de ações estratégicas na pesquisa colaborativa, produção e difusão de dados qualitativos e quantitativos sobre o campo religioso brasileiro, com impactos diretos nos cenários local, nacional e internacional, visto que já é consideravelmente grande o produto de iniciativas científicas geradas no Programa e aptas a serem compartilhadas através de redes específicas. Esta iniciativa espera institucionalizar pesquisas multidisciplinares e disponibilizar bases de dados a públicos especializados ou não.

 

INFORMAÇÕES: https://observare.org/ 

 

GPCOR - O Grupo de Pesquisa Correlativos: Estudos em Cultura e Religião (GPCOR) reúne investigações que tematizem teoricamente e/ou que tenham por questão de fundo uma relação entre cultura e religião como conceitos correlativos. De modo geral, essa correlação se tem observado nos fenômenos de “hibridagem cultural”, que em sentido empírico trata de processos em que tradições religiosas se mesclam criativamente e de modo heterodoxo. O GPCOR, contudo, parte do pressuposto que essa dinâmica repercute em níveis epistemológicos e ontológicos dessa relação, uma vez que não se reduza nenhum dos conceitos a outro. Para tanto, a investigação desses fenômenos tem de considerar não apenas a relação entre cultura e religião, mas o próprio problema sobre o quê ambos conceitos definem.

INFORMAÇÕES: https://gpcor.wordpress.com/ 

 

No ano de 2008, o Professor Dr. Marcos Silva, recém-chegado ao Departamento de História da UFS (Universidade Federal de Sergipe), reuniu um pequeno número de estudantes e deu início ao GEM (Grupo de Estudos do Marranismo), cujas ações incluíram viagens de campo ao interior de Sergipe para desenvolver um projeto de pesquisa etno-histórica intitulado “Marranismo no Nordeste Brasileiro: O Caso Sergipano” e a produção de artigos para publicação e participação em eventos acadêmicos nacionais.    

Com o desenvolvimento do trabalho, a aprovação anual de Projetos de Pesquisa junto à COPES (Coordenação de Pesquisa), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, a obtenção de Bolsas de Iniciação Científica, a participação em Simpósios e Congressos Nacionais, diversas publicações e contatos acadêmicos relevantes, com a adesão de outros professores universitários, o GEM transformou-se no GPDAS (Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas), devidamente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) do Ministério da Ciência e Tecnologia.      

Com o passar dos anos o GPDAS, passou a reunir estudantes não só da graduação em História, mas também em Ciências da Religião e, sobretudo, se destacou por oferecer suporte para o desenvolvimento de pesquisas de seus membros nos Programas de Pós-Graduação tanto de História quanto de Ciências da Religião.           

As pesquisas estão afeitas ao campo da História das Religiões e visam esclarecer o processo histórico vivenciado pelos sefarditas conversos judaizantes nos tempos modernos. A perspectiva ampla de interpretação com que trabalham seus pesquisadores é de uma guerra cultural multissecular travada no seio da “Civilização Atlântica” contra as forças reacionárias dominantes no antigo regime ibérico, sobretudo o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Além disso, a questão da consciência histórico religiosa dessa minoria é a grande ponte teórica de interlocução com as questões do tempo presente.          

Dentre as realizações de impacto do Grupo, além da publicação de livros, artigos, participação em simpósios acadêmicos, apoio para o desenvolvimento de Projetos de Pós-Graduação, estão a realização de pesquisaS em Portugal, e a promoção, em Maio de 2015, do I Simpósio Nacional de Estudos Criptojudaicos, reunindo na UFS pesquisadores de diversas Universidades brasileiras e até do exterior.  

Website do Grupo de Pesquisa: http://sefarditas.net.br/      

Website do Simpósio Nacional de Estudos Criptojudaicos, promovido pelo GPDAS:      http://sefarditas.net.br/sinacripto/index.html

Contatos: sinacripto@sefarditas.net  e silva.marcos@uol.com.br

GPDAS - Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas

Facebook: https://www.facebook.com/gpesquisa/